top of page

De volta a Pernambuco, gêmeos jogam mais uma Copa Nordeste adulto e reencontram ex-clube

Por Daniel Lima

• Recife | PE

Foto: Cortesia
Foto: Cortesia

Figuras carimbadas do futsal nordestino, os gêmeos Alan e Alex (29 anos de idade) voltaram ao Estado de Pernambuco para a disputa da Copa Nordeste de Futsal adulto masculino, no Recife. Juntos, carregam no currículo um título da Copa NE, em 2016, quando defenderam o Pague Menos/CE. No torneio regional deste ano (16ª edição), eles vestiram a camisa da Associação Atlética Balsas Futsal/MA, chegando até as quartas de final (eliminação após o 1×1 com o Clube Campo Largo/PI, que tinha vantagem do empate pela melhor campanha). Dos oito gols marcados pelo clube maranhense na competição, três saíram dos pés de Alex, artilheiro da sua equipe empatado com Ítalo dos Santos.


Ambos estão no Balsas/MA desde junho deste ano. Antes da Copa Nordeste, jogaram a Copa do Brasil e ainda têm pela frente a Taça Brasil/1ª Divisão e o Campeonato Maranhense. Eles já haviam atuado pelo clube maranhense em 2017 e 2018, conquistando os títulos estaduais nesses anos.


Nascidos em Curaçá, cidade do interior da Bahia, os irmãos também reencontraram na Copa Nordeste a ASEC/Caruaru, clube do Agreste de Pernambuco, onde foram campeões do Campeonato Pernambucano de Futsal adulto em 2017. No último domingo (31/10), eles enfrentaram os caruaruenses na 1ª fase (Grupo 3 – etapa classificatória), pela 4ª rodada da Copa Nordeste, no Ginásio Santos Dumont, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da Capital pernambucana. O duelo entre os maranhenses e os pernambucanos terminou empatado em 0x0.


Em Pernambuco, Alan e Alex também atuaram pelo AEST/Tamandaré, do Litoral Sul, em 2018, sendo campeões pernambucanos no adulto pelo segundo ano seguido. Pelo clube litorâneo, no mesmo ano, ainda foram vice da Copa Nordeste adulto. Já em 2019, a dupla se transferiu para o Garapa Esporte Clube, de Petrolina (Sertão pernambucano), ficando com o vice do Estadual adulto daquele ano.


Alan e Alex contam com três títulos da Copa TV Grande Rio de Futsal, sendo dois deles pelo Curaça/BA, clube da cidade natal, em 2013 e 2016, e o outro pela Associação Atlética de Futsal Cabrobó (AACF/PE, do Sertão) no ano de 2012. Com rodagem da região Nordeste, os irmãos acumulam experiências por Paulo Afonso Futsal/BA, Juazeiro/BA, Vento em Popa/BA e Balsas/MA.


Eles também reúnem passagens por clubes da região Sul. Em 2015, saíram pela primeira vez do Nordeste e foram parar no Cachoeirinha/RS. Já no primeiro semestre de 2019, a dupla jogou em Santa Catarina, no Piratuba/SC.


Os gêmeos iniciaram a trajetória na modalidade com oito anos de idade, na Escolinha Elias Jordão, em Curaçá/BA. Em 2011, quando tinham 17 anos, atuaram pela primeira vez por uma equipe profissional, o Paulo Afonso Futsal/BA.

bottom of page